quinta-feira, 8 de março de 2012

Hoje é o nosso dia!!!



História

As mulheres do Século XVIII eram submetidas a um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.


PARABÉNS A TODAS NÓS SUPER MULHERES...

Pra rir um pouquinho...

kkkkkkkk!!!
Muitos bjs e um ótimo dia!!!

7 comentários:

  1. Rafa, amiga querida !!
    obrigada pelo carinho, vc sabe que tenho o mesmo por vc. Feliz Dia da Mulher.
    Que seu dia seja muito especial.
    Beijuuuuu

    ResponderExcluir
  2. oi Rafa!! Como vão as coisas? Estava sumida, mas agora estou de volta!! Feliz dia das mulheres!! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa parabéns adorei o post, ri muito com a charge, é verdade. bjos
    gi

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rafa, como estás? Eu havia sumido uns dias, estava tentando reformar meus sentimentos, entender melhor meus próprios pensamentos, enfim... hoje é dia de visita e desejar um dia fabuloso para você. Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga como andam as coisas por ai?
    A senhora deu um sumida ,estou sentindo falta das tuas postagems.
    bjos.

    ResponderExcluir

VOU AMAR RECEBER SEU COMENTARIO, COMENTE SEMPRE!!!!

Páginas

Pantanal - MS

Pantanal - MS
Foto tirada por um amigo em 2011.