quinta-feira, 22 de março de 2012

Alimentos termogênicos, aqueles capazes de aumentar o gasto calórico.

Bom dia amigas,
como vc estão?
Hoje vou postar uma dica que encontrei para ajudar a emagrecer, espero que gostem.
Bjssss


Alimentos termogênicos, capazes de aumentar o gasto calórico.

Pimenta vermelha, chá verde, gengibre, chá de hibisco, alimentos com ômega três e, quem diria, água gelada. Eles são alguns dos chamados alimentos termogênicos, aqueles capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Isso significa que, ingerindo esses alimentos, o corpo elimina gorduras.

Funciona assim: o processo digestivo, que a princípio já consome energia do corpo potencializa a queima de gorduras quando se trata desses alimentos. “Quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico”, diz a nutricionista Daniela Cyrulin, da Nutri & Consult - Consultoria e Assessoria em Nutrição.

Pimenta vermelha, esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.
O melhor de tudo é que este produto pode ser cultivado em jardins e em vasos, o que permite ao consumidor plantar sua própria pimenta



Chá verde, esse chá favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estimulo metabólico. Para que o efeito aconteça são necessárias cinco xícaras de chá por dia durante três meses.




Chá de hibisco, estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido. Ou seja, é um aliado e tanto na perda de peso. Para que o efeito seja positivo é necessário tomar, em média, um litro por dia, sendo que, para um litro de água, deve-se usar uma colher das sementes da flor picotadas. O chá de hibisco é feito das sementes (carnosas e vermelhas e com mais ou menos dois centímetros de comprimento) do Hibiscus Sabdariffa, espécie diferente daquela ornamental, comum nos jardins, portanto cuidado para não se confundir. 


Gengibre, essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. O produto pode ser consumido de diversas formas, cru, em marinadas para temperar carnes, aves e peixes, e ainda fica ótimo em molho de tomate, sopas de legumes e chá, quando misturado com outras ervas. A quantidade diária indicada é de duas fatias pequenas.


O ômega três é uma substância encontrada em peixes - como salmão e atum - e em oleaginosas. Ele aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.



Sim, até mesmo a água gelada pode ajudar a emagrecer! Ao ingeri-la, seu organismo gasta energia para elevar a temperatura até a tida como adequada pelo corpo (algo entre 36º e 37ºC). No entanto, o efeito é muito leve. Para melhores resultados, ingira oito copos de água por dia, pois essa medida pode aumentar seu gasto calórico em até 200kcal.

http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Dicas-de-consumo-consciente-sobre-seis-alimentos-que-ajudam-a-emagrecer

8 comentários:

  1. Oiee

    adoro chá verde e gengibre!! Agora, o chá de hibisco ainda acho difííícil de tomar... acho muito forte =(

    bjos bjos

    ótima quinta pra você

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa bom e lindo dia para vc. eu tomo todos os dias chá de hibisco gengibre e cavalinha, os outros e mais dificil. tirando a agua. rs.
    Como anda as coisas ai? espero que tudo belezinha.
    bjos
    gi

    ResponderExcluir
  3. Rafa, são ótimos mesmo. Tem semana que eu uso todos os dias e sinto a diferença. Meus preferidos são: Pimenta, chá de canela em pau bem forte, gengibre também, mas nesse calor, chá de gengibre não rola. E também amo água gelada (tomo até quando tá frio). Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. E passei tb , para te desejar uma ótima sexta, e um finde maravilhoso.
    E mais ainda para agradecer , hj meu blog esta de aniversário de 1 ano, e vc com certeza me ajudou com teus recadinhos. Um beijo e conte sempre comigo

    ResponderExcluir
  5. Oi linda. Vim desejar um ótimo final de semana pra vocês(você, marido e filhinho)!

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa!! Bom dia amiga...
    como foi teu final de semana? vc ta bem?
    Passei para te dar um oiiii e desejar uma otima semana viu...
    beijuuu , to com saudade de vc...
    e dos teus posts..desde quinta..mas ameii o recadinho no meu..hehe

    ResponderExcluir
  7. Olá....conhecendo seu blog. Muito bonito e com dicas interessantes.
    Já estou te seguindo.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  8. Rafa...Bom dia amiga!!!
    ótima terça para vc tb...espero que seja um otimo dia viu...
    Beijuu

    ResponderExcluir

VOU AMAR RECEBER SEU COMENTARIO, COMENTE SEMPRE!!!!

Páginas

Pantanal - MS

Pantanal - MS
Foto tirada por um amigo em 2011.